Vol. 1 N.º 3 (2021): Comunicações Pós-5G
Artigos

Mobilização da indústria nacional para o 5G

Francisco Fontes
Altice Lab
Biografia
Rui Aguiar
Universidade de Aveiro, Instituto de Telecomunicações
Rui Campos
INESC TEC, Faculdade de Engenharia Universidade do Porto
Biografia
Manuel Ricardo
INESC TEC, Faculdade de Engenharia Universidade do Porto
Biografia
Capa artigo Mobilisation of the national industry for 5G

Publicado 2021-12-09

Como Citar

Fontes, F., Aguiar, R. ., Campos, R. ., & Ricardo, M. . (2021). Mobilização da indústria nacional para o 5G. INESC TEC Science&Society, 1(3). Obtido de https://science-society.inesctec.pt/pt/index.php/inesctecesociedade/article/view/mobilisation_of_the_national_industry_for_5g

Resumo

As redes de comunicações 5G irão oferecer serviços diferenciados a vários sectores da sociedade (os ecossistemas verticais), dando resposta aos múltiplos requisitos lançados pelo ITU-T para a 5.ª geração de comunicações móveis celulares. O 5G atingirá a sua maturidade em 2025, estará presente nos domínios público (redes de operadores) e privado (redes dedicadas) e interligará diversas redes de acesso, com e sem fios. A infraestrutura de comunicações usada pelo 5G será caracterizada por uma forte programabilidade, com recurso a tecnologias de virtualização como o Software Defined Networking (SDN) e Network Function Virtualization (NFV).

Estando no início da sua operação comercial, o 5G suscita enorme expectativa e interesse nos sectores das comunicações e do digital. As anteriores gerações de comunicações móveis focavam-se sobretudo no mercado de consumo – Business-to-Consumer (B2C), enquanto o 5G possui características que o tornam diretamente aplicável noutros sectores, por exemplo, na indústria, substituindo tecnologias tradicionais como por exemplo a Ethernet.

 

Ler versão completa.