Vol. 1 N.º 3 (2021): Comunicações Pós-5G
Artigos

Inteligência Artificial – A Revolução Anunciada nas Comunicações

Mehdi Bennis
Universidade de Oulu, Finlândia
Rui Campos
INESC TEC, Faculdade de Engenharia Universidade do Porto
Biografia
Capa artigo Artificial Intelligence - The Announced Revolution in Communications

Publicado 2021-12-09

Como Citar

Bennis, M., & Campos, R. (2021). Inteligência Artificial – A Revolução Anunciada nas Comunicações. INESC TEC Science&Society, 1(3). Obtido de https://science-society.inesctec.pt/pt/index.php/inesctecesociedade/article/view/ai_the_announced_revolution_in_communications

Resumo

A Inteligência Artificial (IA) está a mudar a nossa vida quotidiana em vários domínios, seja sob a forma de assistentes pessoais, carros autónomos ou escrita inteligente. Esta tecnologia será também incorporada nas redes de comunicações que constituem o sistema nervoso central do mundo digital em que estamos imersos. A IA será crucial nas redes de próxima geração e permitirá a autogestão e o autocontrolo da rede, permitindo-nos caminhar no sentido de redes totalmente autónomas, à semelhança de outros sistemas autónomos que hoje conhecemos. Por exemplo, usando IA a criação de redes virtuais orientadas à aplicação sobre a infraestrutura física 5G – designadas por network slices – será totalmente autónoma, no sentido do paradigma de criação automática de redes orientadas ao objetivo ou à aplicação (intent-based networking) que se prevê para o 6G.

A necessidade de aplicação de IA em redes de próxima geração advém da complexidade cada vez maior das tecnologias subjacentes, que incluem um número cada vez maior de parâmetros controláveis e cuja otimização de acordo com o contexto de rede está ainda por explorar. Além disso, é necessário tornar as redes eficientes e escaláveis sob diferentes perspetivas, incluindo o desempenho, o consumo energético e a privacidade. Essa complexidade leva a uma necessidade cada vez maior de soluções holísticas que tirem partido de técnicas de IA e da capacidade computacional disponível, na cloud e na periferia da rede (edge), como meio de otimizar dinamicamente e em tempo real a operação da rede.

 

Ler versão completa.