Publicado 2025-01-21
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Resumo
As ferramentas e o conceito associado à denominada “Inteligência Artificial” ganharam ampla visibilidade junto dos consumidores nos últimos anos, assim como grande interesse de negócio junto de investidores e empresas. Contudo, e
como qualquer “El Dourado”, há que analisar e acautelar as implicações destas novas soluções, seja em termos da sustentabilidade económica, ambiental e social. O advento de avanços significativos na transposição e aperfeiçoamento de algoritmos matemáticos enquadrados no conceito lato de “Inteligência Artificial” (IA), nomeadamente com as atuais capacidades elevadas de computação e grandes quantidades de dados para o treino de modelos, permitiram o aparecimento de aplicações concretas baseadas em IA para solucionar problemas
complexos (ex. saúde, energia, indústria, transportes, marketing, etc.). Com o sucesso destas aplicações e desenvolvimentos, surgiram dois efeitos rápidos à
escala mundial: o interesse dos mercados e investidores empresariais, e a ampla divulgação deste novo paradigma e conceito aos demais consumidores e cidadãos (muito por via dos “Modelos de Linguagem de Grande Escala”, LLMs no acrónimo anglo-saxónico de Large Language Models e popularizado pela solução ChatGPT da empresa OpenAI).