Publicado 2025-01-21
Como Citar
Direitos de Autor (c) 2025 INESC TEC Science&Society
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Resumo
À medida que a inteligência artificial (IA) continua a evoluir, o seu impacto em quase todos os domínios da sociedade torna-se mais evidente: desde a economia e a saúde, passando pela indústria, a educação, a ciência e os governos. As organizações de investigação, desenvolvimento e inovação (I&D&I), posicionadas na vanguarda desta transformação, necessitam de lideranças qualificadas capazes de guiar a adoção de IA, enquanto abordam questões éticas, colaborativas e sociais mais abrangentes. Uma liderança eficaz em termos de IA deve focar-se em determinados aspetos para além do aumento da eficiência ou da competitividade organizacional;
neste caso, uma abordagem visionária que defenda a mudança social e padrões éticos, promova a colaboração interdisciplinar e aborde a complexidade de cenários imprevisíveis. Assim, os líderes devem equilibrar a inovação com a responsabilidade, alavancando o potencial da IA para alcançar objetivos organizacionais e promover o bem-estar social.
Este artigo visa explorar o papel que os altos cargos em I&D&I devem assumir para abordar estas questões, fomentar a transformação nas suas organizações e gerar impacto positivo e duradouro.