Vol. 1 N.º 3 (2021): Comunicações Pós-5G
Artigos

Drones nas Comunicações 5G

Eduardo Nuno Almeida
INESC TEC, Faculdade de Engenharia Universidade do Porto
Hélder Fontes
INESC TEC, Faculdade de Engenharia Universidade do Porto
Biografia
Capa artigo Drones in 5G Communications

Publicado 2021-12-09

Como Citar

Nuno Almeida, E., & Fontes, H. . (2021). Drones nas Comunicações 5G. INESC TEC Science&Society, 1(3). Obtido de https://science-society.inesctec.pt/pt/index.php/inesctecesociedade/article/view/drones_in_5g_communications

Resumo

A utilização de drones nas comunicações 5G e pós-5G tem vindo a ganhar destaque nos últimos anos, permitindo novos cenários de aplicação que necessitem de uma infraestrutura de rede temporária, a pedido. A possibilidade de transporte de estações base 5G a bordo dos drones permite implementar uma infraestrutura de rede dinâmica e inteligente que se adapta à posição e às necessidades de tráfego dos seus utilizadores. Este conceito está na base de várias contribuições científicas do INESC TEC associadas a projetos de investigação e teses de doutoramento.

O paradigma atual das comunicações permanentes em qualquer sítio e a qualquer hora impõe desafios científicos e tecnológicos no planeamento e implementação eficiente das redes de comunicações móveis. Tem-se vindo a assistir a uma necessidade crescente de melhor cobertura, débitos mais elevados, latências mais reduzias e maior densidade de dispositivos conectados. Estes requisitos têm vindo a ser tradicionalmente endereçados assumindo o planeamento de uma infraestrutura fixa, com uma capacidade dimensionada para suportar a utilização de pico da rede, podendo traduzir-se numa utilização ineficiente dos recursos da rede na maioria do tempo. Com estações base fixas, é necessário planear o seu posicionamento (fixo), a abertura das antenas, a configuração dos canais rádio e a potência de transmissão para criar células de cobertura rádio com posicionamento e alcance bem definidos, que minimizem a interferência com células vizinhas. A cada nova geração de comunicações móveis, tem-se assistido a um aumento da qualidade de serviço (QoS) oferecida, o que permitiu o surgimento e massificação de novos tipos de serviços móveis conectados. No caso das redes 5G, as mesmas foram planeadas para suportar novos tipos de aplicações com requisitos de débito e latência mais exigentes do que os que são possíveis de atingir em redes 4G. Os novos tipos de aplicação incluem realidade virtual / aumentada, telepresença através de hologramas, telemedicina, controlo remoto em tempo-real de robôs para operações de busca e salvamento, entre outros.

 

Ler versão completa.