Vol. 1 N.º 3 (2021): Comunicações Pós-5G
Artigos

Modelo de negócio do operador para o 5G

Manuel Ramalho Eanes
Administrador Executivo, NOS
Biografia
Capa artigo Business Model for 5G operators

Publicado 2021-12-09

Como Citar

Ramalho Eanes, M. . (2021). Modelo de negócio do operador para o 5G. INESC TEC Science&Society, 1(3). Obtido de https://science-society.inesctec.pt/pt/index.php/inesctecesociedade/article/view/business_model_for_5g_operators

Resumo

O 5G não é mais um “G”. É uma revolução. A combinação de velocidade, latência, resiliência e densidade que entrega, cria as condições necessárias para o vídeo imersivo, a analítica de vídeo em tempo real, a inteligência de sistemas industriais e de mobilidade, a automação e a robotização e outras tantas revoluções.

É uma revolução de produtividade com um impacto económico muito importante, estimado em 1 300 mil milhões de euros a nível global e em 35 mil milhões de euros no PIB nacional até 2035, segundo o estudo Roland Berger “Harmonious development of the digital society in Portugal: the right 5G auction structure is critical”. É transversal aos diversos setores da economia e da sociedade, com um impacto ambiental igualmente relevante. De acordo com o estudo da Ericsson, “ICT’s potential to reduce greenhouse gas emissions in 2030”, estima-se que o 5G contribua para reduzir em 15% as emissões globais até 2030, e ao mesmo tempo, aumente em 25% a produtividade na agricultura e em 20 a 30% a produtividade na indústria.

 

Ler versão completa.